domingo, 23 de junho de 2013

A FALA DO BABY

A partir de que idade é esperado que  o bebê pronuncie suas primeiras palavras?
Logo no início da vida, aproximadamente entre os 3 e 6 meses, o bebê já emite alguns sons isolados e incompreensíveis, que é famoso Balbucio. O Balbucio é inato, ou seja, todos os bebês balbuciam. Após esse período, por volta dos 6 a 9 meses, dá-se a fase da Lalação, que compreende o início da pronuncia de fato, das primeiras sílabas. Com o primeiro ano de vida, começam a ser pronunciadas as primeiras palavras com significado.

 Existe algo que possa se fazer para garantir um bom desenvolvimento da fala para a criança?
Garantir é um termo muito pesado, o ideal seria facilitar.
Em primeiro lugar está a realização do “Teste da Orelhinha”, se possível, antes da alta da maternidade. Minimizada a hipótese de perda auditiva ao nascimento, nada pode ser comparada a estimulação sensorial. Todo bebê deve receber estímulos auditivos variados durante o seu desenvolvimento. Conversas, brincadeiras educativas, músicas infantis, tudo isso pode ajudar não só no desenvolvimento da fala, como no desenvolvimento global da criança. Porém, vale lembrar, que a fala é uma habilidade natural do ser humano e deve se dar de forma espontânea.

É normal uma criança de 2 anos pronunciar poucas palavras?
O esperado é que por volta dois anos, a criança consiga reproduzir parte do vocabulário com o qual tem contato, sem, necessariamente, formar frases completas. Sendo que o mais importante que a fala propriamente dita, é a capacidade que a criança tem de compreender o mundo a sua volta, o que lhe é dito e de alguma forma, se fazer entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário