terça-feira, 18 de junho de 2013

perguntas e respostas sobre o pós-parto


 Fiz uma cesárea. Se engravidar novamente, o bebê poderá nascer por parto normal?
Sim, pois a chance de você ter um parto normal após a cesariana gira em torno de 50%. Mas, diante de mais partos por cesárea, as chances caem bastante e há ainda um risco considerável de rotura uterina durante o parto.










. É normal os pés continuarem inchados após o parto?
Absolutamente normal. Isso acontece por causa do aumento da retenção de líquidos e da ingestão de medicações antidiuréticas, usadas para a contração do útero. Mas fique tranquila, já que seu pé desincha em uma semana.

Quanto tempo o leite demora para descer?
A apojadura, como é chamada a “subida do leite”, acontece entre o terceiro e o quinto dia depois do parto. O líquido que sai antes se chama colostro, que é rico em anticorpos e por isso também é muito importante para o recém-nascido.


















É normal ter febre quando o leite desce?
Sim, as reações metabólicas podem causar febre baixa nas primeiras horas do pós-parto, mas ela logo regride. O importante é que não passe dos 38 °C. Nesse caso, é preciso investigar eventuais infecções. Agora, o que acontece normalmente, mais precisamente um dia antes do afluxo de leite, é o aumento natural da temperatura ao redor das mamas. Portanto, fique atenta para não confundir um caso com o outro.











O que faço para evitar que o leite empedre?
Basta amamentar corretamente. Ou seja, dar o peito sempre que o bebê tiver fome e fazer o rodízio de mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem flácidas. Verifique também se o bebê está pegando o peito direito e conseguindo mamar. Se a criança não quiser mamar ou o volume de leite produzido for demasiado, é conveniente retirar cuidadosamente o excesso. Existem acessórios próprios para isso. Você pode tanto guardar o leite para oferecê-lo mais tarde como doá-lo para bancos de leite.

Sinto muita sede quando amamento. Isso é normal?
Sem dúvidas. A sede é um reflexo muito comum durante a fase de amamentação. Como a produção de leite depende de uma boa hidratação, o próprio corpo da mãe se encarrega de estimular substâncias que secam sua boca e a lembram de beber bastante água, suco ou mesmo leite.
























Quando eu e meu marido podemos voltar a ter relações?
Em caso de parto normal, sem a incisão na vagina (episiotomia), o casal pode voltar a fazer sexo tão logo se sinta confortável (e disposto!) para isso. Já na cesariana, a cicatriz uterina e as dores na região abdominal inviabilizam a relação por um, dois ou até três meses, dependendo da mulher. De maneira geral, os médicos costumam recomendar que os casais esperem pelo menos 40 dias antes de voltar às atividades sexuais.
Fiquei com os seios e o abdômen cheios de estrias. O problema tem solução ou vou ficar marcada para sempre?
Infelizmente, as estrias são definitivas. Alguns tratamentos com produtos cosméticos podem atenuar o problema, mas não solucioná-lo. Mas lembre: é a gravidez, e não a amamentação, que predispõe seu corpo às estrias. Além, é claro, da contribuição genética.
É verdade que quem faz parto normal fica com a vagina frouxa?
Não se o parto for feito corretamente, com procedimentos adequados e oportuno corte da vagina (epsiotomia). Agora, se o parto for mal assistido, há riscos. A vagina pode sofrer modificações em sua anatomia. Porém existem exercícios para recuperar (e até melhorar) o desempenho da musculatura vaginal. Eles devem ser realizados imediatamente após o parto. De qualquer forma, a possibilidade de eventuais alterações vaginais jamais deve justificar a indicação da cesariana, que também tem seus riscos.
É comum os cabelos caírem durante o período de amamentação?
Sim, mas isso ocorre por um período curto e logo os fios voltam ao normal. Em geral, as quedas começam entre dois e três meses após o parto e podem perdurar por até seis meses. Nesse período, suavize as escovações, evite banhos com água quente demais e massageie a cabeça sempre que se lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário