segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alimentação do seu bebê

Entenda por que não devemos dar certos alimentos para as crianças antes dos 2 anos de idade.
Introduzir a alimentação complementar após os 6 meses de idade costuma gerar uma série de dúvidas às mães. O que dar? De que forma? Quando? Foi para ajudá-las na importante tarefa de garantir alimentos saudáveis para seus bebês, que o Ministério da Saúde lançou a cartilha: Dez passos para uma alimentação saudável - Guia alimentar para crianças menores de dois anos.

A partir dela, é possível entender de que forma devemos começar a dar outros alimentos ao bebê, além do leite materno. E, lá no Passo 8, o Ministério da Saúde esclarece que precisamos evitar oferecer alguns produtos, pelo menos, até os 2 anos de idade.  Entre eles, estão descritos o açúcar, os refrigerantes e os salgadinhos.  Mas qual é a mãe que nunca ouviu de alguma avó ou tia da criança: “Deixe ela experimentar só um pouquinho, não vai fazer mal”?

Açúcar e doces em geral
Temos facilidade por preferir o sabor doce e, depois de conhecê-lo, fica difícil estimular os bebês a experimentar outros sabores. O açúcar é um carboidrato simples de absorção rápida e sem nutrientes. Ou seja, trata-se apenas de uma caloria vazia e que aumenta a incidência de cáries.

Deve ser evitado, principalmente, durante o primeiro ano de vida das crianças. Porque é nesta época que os pais têm maior controle sobre a sua alimentação, coisa que costuma mudar quando elas passam a frequentar festinhas, por exemplo. Haverá um tempo em que seu filho terá interesse em experimentar, mas, enquanto isso não acontecer, não há motivos para oferecer doces a ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário