domingo, 23 de junho de 2013

SAPINHO

Sapinho

O sapinho, como é popularmente conhecido, é uma das infecções mais comuns que ocorre nos bebês, principalmente de até seis meses de idade.

São pontinhos brancos que surgem na região oral, como língua, parte interna das bochechas, céu da boca, cantinhos dos lábios e até mesmo nos lábios.

Sabão e outros cuidados - Para prevenir o aparecimento do sapinho a forma mais simples e prática é a higiene. Lavar as mãos sempre antes de manusear o bebê, esterilizar chupetas e mamadeiras antes de oferecer aos pequenos e fazer a troca das fraldas frequentemente.

A mamãe também deve evitar dar beijos na boca do bebê. É um gesto de puro carinho, mas esse ato facilita a entrada do fungo que se encontra na boca da mãe para o filho. Ao contrário de um adulto sadio, o bebê não tem imunidade perfeita, o que possibilita a invasão de seres invisíveis a olho nu. Entre os inimigos estão o sapinho.

Não há muitas complicações com essa infecção, mas o sapinho coça e pode chegar a doer, fazendo que o bebê perca a fome ou mesmo não consiga amamentar ou sugar a mamadeira devido a dor. Isso pode causar uma desidratação e perda de peso.

O tratamento normalmente é realizado à base de antifúngicos receitados pelo pediatra. Os talheres, chupetas e mamadeiras devem ser esterilizados, matando o fungo.
A mamãe deve observar se seus seios não estão com sapinho. Caso note esse problema, passar antifúngicos nos bicos para não tornar um ciclo vicioso, onde bebê passa o fungo para a mamãe e mamãe passa para o bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário