quarta-feira, 26 de junho de 2013

doula

DOULA


Já conheci mulheres que tiveram partos naturais tranquilos e que disseram que não sentiram a necessidade de terem uma doula. Não, a mulher não precisa de uma doula para parir, assim como ela não precisa de mais ninguém, seu corpo faz o parto sozinho. O que é comum, é que conversando com essas mulheres após seus partos, percebo como uma doula poderia ter ajudado de maneiras que nem ela percebe ainda.
Às vezes é deixando o acompanhante mais tranquilo e seguro, assim ele se sente mais à vontade para participar e ajudar. Pode ser para  ajudar a aliviar a dor, resolver problemas gerais, e até mesmo para registrar o trabalho de parto e nascimento. Por isso, eu nunca digo que a mulher precisa de doula para parir, mas eu sempre digo que todas merecem uma!

É essa figura chave que entende o que passa na cabeça da parturiente, que entende o que ela sente, que sabe atender o desejo sem que seja falado em voz alta. A doula percebe quando a mulher teme algo, e sabe como ajudar. É a voz quando a mulher precisa ouvir que consegue, quando ela precisa que alguém afirme o que ela já sabe. É a mão que acaricia e que conforta, é o abraço, é a paciência adquirida com experiência em acompanhar mulheres parindo. A doula é assistência física e emocional, que não precisa se dividir entre funções, ela está ali somente para apoiar a parturiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário