sexta-feira, 21 de junho de 2013

SAUDE DA MAMIS

Por que aparece uma linha escura na barriga da  gravida


Essa linha, que pode ter até um centímetro de largura, costuma aparecer na parte inferior do abdome, muitas vezes passando pelo umbigo. Ela tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez e se chama Linha Nigra.


A linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado. As gestantes possuem uma grande sensibilidade ao hormônio estrógeno que provocam um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o qual estimula a produção de melanina e faz com que a coloração não somente desta linha, mas também a coloração ao redor dos seios e as manchas no rosto, conhecido como cloasma.

A linha, às vezes chamada de linea nigra, desaparece algumas semanas depois do parto. Um pouco de esfoliação pode ajudar a eliminar a pele ressecada e acelerar o processo. Outras áreas pigmentadas de seu corpo como mamilos, pintas, sardas, axilas e virilha também escurecerão um pouco, mas com o tempo, depois que o bebê nasce, elas começarão a voltar à cor normal. Nas morenas esse escurecimento é mais acentuado que nas mulheres de pele clara.

Algumas pesquisas garantem que o aparecimento das manchas e escurecimento da pele é devido à deficiência de ácido fólico no organismo. Assim, é importante ingerir o ácido fólico presente principalmente em alimentos como grãos integrais e verduras escuras, não deixando também de tomar o suplemento vitamínico indicado pelo ginecologista durante o pré-natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário