terça-feira, 18 de junho de 2013

Higiene do bebê

Nos primeiros dias de vida terá de ter mais cuidado com a zona do umbigo onde ainda se encontra parte do cordão umbilical (coto umbilical). Para isso, use uma esponja própria para lavar o recém-nascido, evitando encharcar o coto umbilical.

A higiene do cordão umbilical faz-se com uma gaze esterilizada embebida em álcool a 90 graus, de modo a desinfetar bem a área e promover a cicatrização. Este deve manter-se limpo e seco para evitar infeções.

Lembre-se que em cada muda de fralda deverá proceder à limpeza do cordão umbilical. Se o coto umbilical se encontrarhigiene na muda de fralda sujo de urina ou fezes, deverá primeiro ser lavado com uma esponja embebida em água e um pouco de sabão ou gel de banho do bebê. Só depois se aplica a gaze com álcool. Deve manter-se este cuidado até 48h após a queda do cordão umbilical.

No primeiro mês de vida das meninas, é normal que ocorra um fluxo com uma pequena quantidade de sangue, parecido à menstruação. Isto é perfeitamente normal e nada mais tem de fazer senão limpá-lo.
Nos meninos, deve fazer uma limpeza apenas da zona externa dos genitais. Pode exercer-se ligeira tração do prepúcio (pele que cobre a glande), de modo a não provocar desconforto ao bebê. O prepúcio não deve ser descolado pelos pais para conseguir uma melhor higiene. Só o médico está capacitado para o fazer de modo a não trazer sequelas para o bebê mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário