sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conjuntivite em recém-nascido
As mamães de primeira viagem ou mesmo as que já tiveram bebês podem não conhecer alguns procedimentos que ocorrem com o seu bebê logo que ele nasce. E um desses cuidados após o nascimento é a utilização de um colírio de nitrato de prata.
O colírio de nitrato de prata serve para a prevenção de alguns tipos de conjuntivites, chamadas de oftalmias neonatais, que podem acontecer de alguns dias de vida até o fim do primeiro mês de vida do bebê.
Nos primeiros três dias de idade pode aparecer nos olhinhos de seus filhos uma vermelhidão em reação ao colírio de nitrato de prata usado ao nascimento. Essa irritação, entretanto, é normal e logo desaparece.
O problema aparece quando o contágio dos olhos do bebê ocorre durante o parto. A mamãe pode estar contaminada por bactérias ou vírus em sua flora vaginal, “passando” esses bichinhos para seu bebê.
A conjuntivite causada por essa bactéria manifesta-se nos primeiros dias de vida de forma mais severa com inchaço, vermelhidão e irritação das pálpebras e conjuntivas (branco dos olhos) e secreção de pus intensa. Se não tratada adequadamente, esse tipo de conjuntivite pode fazer ulcerações na córnea e comprometer a visão da criança permanentemente.
O tipo de conjuntivite mais comum é causado pela bactéria clamídia e aparece entre o 5o e 14o dia de vida do bebê. Os sintomas são os mesmos da conjuntivite caudada pela bactéria da gonorréia, mas bem menos severa e o colírio de nitrato de prata não é tão eficiente neste caso.
O vírus do herpes é outra causa de conjuntivite neonatal. Os cuidados são importantíssimos já que a infecção ocular pode chegar ao cérebro e causar danos maiores.
Uma dica para melhora da conjuntivite viral é o repouso e ingestão de vitamina C, como suco de acerola e laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário